Na última sexta-feira (07), a Secretaria Municipal de Educação de Brasilândia recebeu representantes da Educação Indígena do Estado para uma reunião sobre o fortalecimento da modalidade no município.
O encontro contou com a presença da secretária de Educação, Maria Inês Anselmo Costa, do coordenador de Modalidades Específicas da Rede Estadual de Ensino, Alfredo Anastácio Neto, além dos representantes indígenas da Secretaria de Estado de Educação: Elciney Paes Flores (Técnico Pedagógico da Educação Escolar Indígena), Fabriciane Malheiros (Técnica Pedagógica da Educação Indígena) e o diretor-adjunto da Escola Estadual DEBRASA, Israel Celestino da Silva. Também participaram da reunião a secretária-adjunta, Maristela Leôncio Castilho, e a assessora técnica, Danielle Alpino.
Brasilândia conta com a Escola Estadual Debrasa Extensão Indígena Ofaié, construída na Aldeia Ofaié em março de 1995, respeitando a arquitetura e o estilo de moradia da comunidade. A escola, que antes era municipal, passou a ser de responsabilidade do Estado em 2023 e oferece ensino fundamental I para crianças da aldeia.
O corpo docente é composto por três professores indígenas da etnia Ofaié, e além das aulas tradicionais em sala, os estudantes também aprendem ao ar livre, em um espaço de convivência com troncos de madeira dispostos no meio da mata. A instituição está localizada dentro da aldeia, a 12 km de Brasilândia.